Futuro da região Central será traçado em audiência pública nesta segunda-feira em Ji-Paraná

24/06/2016

O esboço do planejamento de ações que o Governo de Rondônia deverá aplicar nos próximos 15 anos é o foco principal de discussão e elaboração entre as lideranças de classes, sociedade e representantes do governo estadual, a partir das 8h, desta segunda-feira (27), no plenário da Câmara Municipal em Ji-Paraná.

As propostas de desenvolvimento para a região Central de Rondônia serão amplamente discutidas na audiência pública. O objetivo é debater as ações que deverão ser aprimoradas no Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES) nas áreas sociais, econômicas, ecológica, ambiental e política. “Desta maneira, estabelecemos políticas públicas de caráter duradouro para Rondônia”, ressalta o secretário de estado de Planejamento George Braga.

No âmbito regionalizado do Governo de Rondônia forma a região Central os municípios de Ji-Paraná, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Urupá e Teixeirópolis. “Representantes políticos e da sociedade organizada já confirmaram participação na audiência pública”, informa o secretário executivo regional Romildo Pereira, responsável pela organização do evento em Ji-Paraná.

PDES

O Plano de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia (PDES) é estruturado nas diretrizes macroeconômicas básicas, que são: territorialização e gestão ambiental, bem estar social, competitividade sustentável e modernização da gestão pública.

A construção desse instrumento de gestão estabelece o planejamento do desenvolvimento sustentável regionalizado de Rondônia com base no conhecimento da realidade local. Para tanto, a participação da sociedade é fundamental para a redução de desigualdades entre as regiões, evitar desperdícios e ofertar políticas públicas eficientes e eficazes possibilitando a promoção da igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

Textoe Foto: Paulo Sérgio