Público lota auditório para discussão do Plano de Desenvolvimento Sustentável na região da Zona da Mata

24/06/2016

Com a participação de mais de 220 pessoas, entre políticos, universitários e a sociedade civil organizada, o auditório da Câmara de Vereadores de Rolim de Moura ficou lotado nessa quinta feira (23) durante a audiência pública para lançamento e discussão do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES 2015-2030).

O evento, que contou com representantes dos sete municípios que compõem a Zona da Mata, é organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) para estabelecer o planejamento do desenvolvimento sustentável do Estado de Rondônia com base no conhecimento de sua realidade e nas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico, mediante a execução de um conjunto de diretrizes, programas e projetos, visando reduzir as desigualdades entre as regiões do estado e direcionar o potencial da diversidade existente para o desenvolvimento regional sustentável.

Este plano da um diagnóstico situacional participativo das seguintes dimensões: histórica, geoambiental, demográfica, econômica, social, infraestrutura e logística e político institucional; e é composto por 4 diretrizes e 28 programas.

“Rondônia está cada vez mais no caminho certo”. Com esta frase o economista da Sepog, Natan Oliveira, abriu sua palestra e também afirmou que estava muito satisfeito com a participação da população da Zona da Mata, que se mostrou muito interessada e participativa com este programa que vai direcionar o Estado de Rondônia nos próximos 15 anos. A participação da sociedade é muito importante, pois o futuro de todos nós depende do que será decidido aqui que vai se tornar Projeto de Lei do Executivo que será encaminhado para aprovação do legislativo, destacou Natan Oliveira.

Texto: Aristides Araújo

Fotos:Aristides Araújo e colaboradores