Escola Fernanda Sousa de Paula, em Espigão do Oeste, é reformada e ampliada pelo governo do estado

01/08/2016

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernanda Sousa de Paula, no município de Espigão do Oeste, foi reinaugurada na sexta feira (28), totalmente reformada e ampliada pelo governo estadual com recursos do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômico (Pidise), gerenciado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

Ao todo foram investidos mais de R$ 1,8 na ampliação contou, além da reforma, com a construção de um pavilhão com mais cinco salas de aulas, aumentando a capacidade da escola em mais 300 alunos. O pavilhão recebeu o nome da Professora Adínéia Barbosa Canda (falecida). Em outro pavilhão administrativo, há mais oito salas e dois banheiros com cozinha e dispensa. O espaço é todo arborizado, contando com jardinagem, tornando a escola um ambiente sustentável.

“Eu sempre sonhei em estudar em uma escola assim: Bonita, espaçosa, toda jardinada com área de lazer com bons professores e onde tudo funciona. Eu quase não estou acreditando”, disse a estudante do 8º ano, Eloisa Gera Moscul, 14 anos, moradora da zona rural.

Para Luís Gustavo, tudo mudou para melhor. “Chegaram mais amigos, temos mais espaço, o ambiente ficou bem agradável e agora nós temos que ajudar a cuidar para tudo continuar bonito e funcionando”, afirmou.

“Com amor é mais leve e menos traumático”, foi assim que a secretária estadual da Educação, Fatima Gavioli, definiu o envolvimento e a dedicação de todos na conclusão da obra. “Este é mais um sonho de todos que está sendo realizado pelo governador Confúcio Moura”, enfatizou a secretaria, para quem a escola tornou-se modelo.

Simone Pereira da Silva, que já foi aluna da escola e hoje é diretora, disse que a “emoção era indescritível. Nunca pensei em ser diretora de uma escola tão grande, tão bonita e tão funcional. É uma satisfação sem igual”, reiterou agradecendo ao governo estadual pela obra.

O governador Confúcio Moura disse que, apesar das dificuldades por que passa todo o País, Rondônia tem sido cuidada por todos o rondonienses, e que esse é um estado vaidoso, de pessoas bonitas, que trabalham muito e que cada um tem que fazer sua parte. “Estamos honrando nossos compromissos em todas as áreas”, destacou o governador.

Além das novas instalações da escola, Confúcio entregou um ônibus escolar novo, microfones e mobília nova.

Também participaram da solenidade, Maria Emília Silva, coordenadora do Pidise; Leonardo Falcão, procurador do estado; Célio Renato, prefeito de Espigão do Oeste; e a deputada estadual, Lucia Teresa.

Texto: Aristides Araújo

Fotos: Jane Carla