Instrumentos orçamentários do Estado debatidos em reunião

19/08/2016

Técnicos orçamentários das Unidades Gestoras do Estado foram orientados, na manhã desta quinta-feira (18), sobre os procedimentos que devem seguir para atualização do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), no âmbito das secretarias que representam. Os dois instrumentos referem-se ao exercício financeiro de 2017.

Realizado no auditório da Sesau e promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), o encontro serviu também para reforçar a mensagem do governador Confúcio Moura sobre a necessidade de prudência e cautela no momento de planejar novas ações, atenção para o alcance de metas já definidas e empenho para busca de novos recursos. As orientações gerais foram repassadas pelo secretário adjunto da Sepog, Pedro Pimentel, ao abrir a reunião. “Cada órgão pode buscar alternativas de captação de recursos nos ministérios respectivos às suas áreas, por exemplo, por meio de elaboração de bons projetos como forma de complementar os investimentos do Estado”, sugeriu o adjunto.

Na oportunidade, além de tirarem dúvidas, os participantes conheceram as novas atualizações do Sistema de Planejamento Governamental (Siplag), ferramenta utilizada pelos técnicos para elaboração, monitoramento e avaliação do orçamento de Rondônia.

De acordo com a gerente de Monitoria e Avaliação (GMA), Valdomira Santos, o prazo para as unidades atualizarem suas ações do PPA vai até 02 de setembro. Já as ações de cada órgão que devem compor o orçamento de 2017 devem ser inseridas no Siplag até 10 de setembro.

Texto: Jane Carla

Fotos: Alda Melo