Plano Integrado de Fronteira é apresentado em seminário internacional

23/08/2016

Os projetos prioritários para o desenvolvimento da Faixa de Fronteira de Rondônia e um panorama da temática na visão do Governo do Estado foram debatidos, nesta segunda-feira (22), durante o primeiro dia da programação do “I Seminário Internacional do Observatório das Migrações em Rondônia: Populações e Fronteiras”, no auditório da Faculdade Uniron, unidade III (Shopping). O evento é realizado pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e tem como uma das principais parceiras a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), onde está instalada a coordenação do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (Neifro).

A apresentação do Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira de Rondônia (PDIF) foi feita pelo secretário da Sepog, George Braga, onde na introdução falou, entre outros assuntos, do conceito de Faixa de Fronteira, das competências de gestão de cada esfera administrativa e os desafios do poder público em promover o desenvolvimento da região nas áreas da política pública.  “Não é fácil fazer fronteira com outro país, mas ao mesmo tempo em que pode ser um problema também é a solução. Em uma fronteira aberta, o poder público precisa está em constante alerta, principalmente com as possíveis ações criminosas características dessas áreas que acabam refletindo no Estado e exigindo a busca de solução”, disse o secretário ao lembrar o papel da criação do núcleo estadual que, entre diversas ações, trabalham o planejamento, a busca de recursos e parcerias para desenvolver a região fronteiriça de Rondônia.

O Plano

O PDIF é o resultado de uma ação conjunta dos integrantes do Neifro que realizou o levantamento e a sistematização dos projetos e programas em execução ou propostos para os municípios da Faixa de Fronteira.

Entre os projetos prioritários inseridos no Plano esteve o barco hospital Walter Bártolo inaugurado na última semana, em Guajará-Mirim, que vai levar assistência médica também ao Departamento de Beni, na Bolívia.

A gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas (GDPP) da Sepog, Rúbia Lima, ressaltou que a responsabilidade pela condução dos trabalhos do Neifro está na gerência e que a equipe está à disposição para subsidiar e esclarecer demandas relacionadas à temática de fronteira. A gerente também ressalta que os interessados pelo assunto podem acessar o portal do Neifro (http://www.neifro.ro.gov.br/) e encontrar mais noticias, informações e diversos assuntos pertinentes ao tema.

Até a próxima quarta-feira (24), os interessados podem participar da ampla programação do evento que inclui mesas redondas, palestras, apresentações culturais, lançamentos, sessões de comunicações, minicursos, oficinas e conferência.

Texto: Jane Carla

Fotos: Alda Melo