Ações para desenvolvimento da Faixa de Fronteira de Rondônia encaminhadas em reunião

11/10/2016

Membros do Núcleo Estadual para Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira de Rondônia (Neifro) estiveram reunidos nesta segunda-feira (10), na sala de reuniões da Secretaria do Estado de Segurança (Sesdec) para realinhar ações que contemplam os 27 municípios localizados na região fronteiriça do estado. Entre os principais assuntos esteve o anúncio de parceria entre a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), órgão que coordenada o Neifro, e a Sesdec para aquisição de equipamentos para o trabalho de segurança nos municípios do eixo da Faixa de Fronteira.

Na visão da gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rúbia Lima, a parceria demonstra como os trabalhos entre as instituições que compõem o núcleo devem ser realizados. “O Neifro está disponível para auxiliar projetos destinados à melhoria da nossa fronteira. É isso que deve ocorrer: a integração das ações e informações para que possamos somar forças e concretizá-las”, disse a gerente.

Na oportunidade, foi anunciado que até a próxima sexta-feira (14), a revisão do Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira de Rondônia (PDIF), desenvolvido pelo Governo do Estado e entregue ao Ministério da Integração Nacional, em 2012, será concluída. De acordo com o secretário executivo do núcleo estadual, Celino Guimarães, na revisão algumas ações já concretizadas por meio de parceria entre diversos órgãos foram retiradas do documento como, por exemplo, a entrega do barco hospital Walter Bártolo em Guajará-Mirim, que tem levado assistência médica também ao Departamento de Beni, na Bolívia.

Como exemplos de ações que foram inseridas na minuta de revisão do Plano estão as instalações de um porto e um polo industrial da sociobiodiversidade para pequenas e médias empresas em Gujará-Mirim, além de prever a exploração das reservas extrativistas da faixa de fronteira de forma sustentável. Ele explicou que o PDIF consolida vários planos e programas de desenvolvimento do Estado e da união referente aos 27 municípios fronteiriços. “É o caso do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (Pidise) que previa a construção de uma Agência de Rendas em Guajará-Mirim, que também passou a fazer parte do PDIF”, ressaltou Celino.

Outros temas como a criação de um banco de dados com informações geoespaciais dos municípios de fronteira e futuros convênios com as prefeituras também foram debatidos no encontro. Participaram da reunião, além da Sepog e Sesdec, representantes das secretarias de estado de Assuntos Estratégicos (Seae) e de Assistência Social (Seas); da Sociedade de Portos e Hidrovia do Estado (Soph); Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e Sistema de Proteção da Amazônia.

 

 

Texto: Jane Carla

Fotos: Jane Carla