Secretários e gestores regionais destacam projetos em encontro realizado em Vilhena

25/10/2016

Os nove secretários executivos das Unidades Avançadas de Planejamento e Gestão Regional de Rondônia (UAPGR), coordenadas pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), estiveram reunidos na última semana, em Vilhena, para participarem da reunião bimestral realizada com objetivo de alinhar ações e fortalecer as estratégias de representação do Governo do Estado em cada região.

O evento, realizado do auditório da Associação Comercial e Empresarial de Vilhena (ACIV), abordou, entre outros temas, questões relacionadas às agroindústrias, regularização fundiária urbana e suprimento de fundos destinados às unidades.

Todas as secretarias regionais tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos regionalizados e os trabalhos realizados no bimestre. Entre os principais resultados esteve o do projeto desenvolvido pela Secretaria Regional de Jaru relacionado à cafeicultura e cacauicultura nos assentamentos. Mais de 200 famílias de Machadinho do Oeste, Vale do Anary e Theobroma, municípios que compõem a região, foram contempladas no projeto que conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac). O reconhecimento do projeto rendeu convite à secretária regional, Nádia Eulália, para levar o modelo ao Estado do Espírito Santo, devido o viés da inclusão.

A realização da Feira das Agroindústrias da Zona da Mata, realizada em agosto passado, pela Secretaria Regional de Rolim de Moura, também foi destacada no encontro, assim como o projeto desenvolvido pela Secretaria Regional de Ouro Preto do Oeste, que colocou para funcionar a Vitrine das Agroindústrias, local onde os turistas que visitam a região e empresários de mercados podem realizar visitas para degustação e conhecimento do portfólio.

No último dia, o encontro contou com a presença do secretário da Sepog, George Braga, que repassou diversas orientações aos secretários e gestores. Além dos técnicos da Sepog, também estiveram presentes representantes da Emater, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoral (Idaron) e Superintendência de Desenvolvimento Regional de Rondônia (Suder).

Texto: Jane Carla - Fotos: Ricardo Medeiros

Fonte: Assessoria/Sepog