“A reconstrução do país começa nos municípios”, diz Confúcio a prefeitos recém-eleitos

29/11/2016

A solução para tirar o Brasil das crises econômica e política está nos municípios e os prefeitos que assumem os cargos em 1º de janeiro de 2017 são capazes destas mudanças. A afirmação foi feita pelo governador Confúcio Moura ao participar do I Encontro dos Novos Gestores do Estado de Rondônia, na manhã desta segunda-feira (28).

O evento, que prossegue nesta terça-feira (29) no Hotel Accordes, em Porto Velho, é promovido pelo governo de Rondônia e reúne especialistas em diversas áreas. Eles transmitem orientações para que os prefeitos que assumirão em 2017 façam administrações voltadas com qualidade.

A falta de recursos, problema crônico dos estados e municípios, deve ser superada, conforme o governador, com o rigor nas contas e transparência nos atos.” O enxugamento da folha de pagamentos, economia no gasto com combustível e diárias, além da fiscalização nas obras são fundamentais para que a gestão seja bem sucedida”, ensinou Confúcio, que foi prefeito de Ariquemes em dois mandatos consecutivos.

Sobre a economia, o governador recomendou que os negócios sejam feitos com empreendedores dos próprios municípios para que a economia local seja aquecida. Também sugeriu que a mão de obra seja contratada entre os moradores. A qualificação, para que isto ocorra é fundamental e o estado pode oferecer treinamento.

Confúcio também disse que todos os prefeitos serão bem sucedidos se seguirem as instruções transmitidas pelos palestrantes. “Está nas mãos de vocês”, acentuou.

Finalizando, o governador prometeu continuar apoiando as prefeitura, independente da corrente política dos gestores. “Tenho atendido a todos e vai continuar assim”, assegurou.

O encontro de gestores reuniu deputados estaduais, o senador Valdir Raupp e, também, os prefeitos que concluem mandatos em dezembro deste ano.

FISCALIZAÇÃO

O presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) Jurandir de Oliveira, disse na acolhida aos colegas, que todos devem estar atentos para a fiscalização externa. Ele também destacou que faltou aos demais prefeitos, no início dos mandatos, informações como as que estão sendo transmitidas no encontro.

Coube ao secretário de estado do Planejamento, Orçamento e Gestão George Braga a primeira palestra “Uma gestão de qualidade”, que tratou de orientações básicas sobre como os prefeitos devem agir. Planejamento, acompanhamento das obras e correta prestação de contas são fatores que, conforme ele, conferem lastro para o administrador obter sucesso. George fundamentou sua palestra em três ferramentas apontadas como essenciais para o alcance da boa gestão: Coragem, Conhecimento e Equipe.

Na oportunidade, ele apresentou aos novos gestores o Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES), ferramenta que projeta o desenvolvimento social e econômico do estado para os próximos 15 anos, e o Plano de Desenvolvimento Integrado de Fronteira de Rondônia (PDIF) destacando a importância da participação das prefeituras localizadas na região fronteiriça.

Para auxiliar os prefeitos no monitoramento de suas ações, o secretário apresentou, e disponibilizou aos municípios que apresentarem interesse, o Sistema de Gestão de Projetos (Sigep), ferramenta desenvolvida pela equipe da Sepog que acompanha de forma minuciosa cada ação, projeto e atividades desenvolvidas por gerentes e servidores no âmbito institucional.

Também falaram pela manhã o presidente da Federação da Indústria do Estado, Marcelo Thomé e o diretor técnico do Sebrae Samuel Almeida.

O I Encontro dos Novos Gestores do Estado de Rondônia é realizado pelo governo de Rondônia em parceria com a Arom e Sebrae.

 

Texto: Nonato Cruz e Jane Carla
Fotos: Jane Carla e Marcelo Gladson
Secom - Governo de Rondônia