Aconteceu em Porto Velho o 1º Seminário de Preparação Para a 5ª Conferência Nacional das Cidades

26/03/2013

Foi realizado nesta segunda-feira (25), no auditório do Tribunal de Justiça, o 1º Seminário de Mobilização e Capacitação para a realização da 5ª Conferência Nacional das Cidades, uma realização do governo do estado, por meio da Seplan. O evento contou com a presença dos conselheiros do Conselho das Cidades.

A abertura foi realizada pelo secretário de planejamento, George Braga, que começou agradecendo a presença dos conselheiros que vieram do Ministério de Brasília, ressaltou a importância da presença dos coordenadores e secretários regionais, e falou “Rondônia demonstra que tem muita confiança na 5ª Conferência, porque dos 52 municípios do estado, 51 aderiram ao programa. Os prefeitos aderiram, fizeram os decretos, só um prefeito ainda não aderiu ao programa, mas nós vamos conquistá-lo, espero que antes da volta dos conselheiros, a gente ligue pra esse prefeito, que está fora do programa, para que Rondônia faça 100% da adesão. E ainda mais em um período desses em que estamos com queda de arrecadação, é preciso que todos os municípios façam parte desse programa.” destacou o secretário.

De acordo com o Conselheiro do Concidades, Manuel Xavier "É interesse do conselho nacional das cidades que esta conferência tenha uma abrangência maior que as últimas”.

O evento é uma realização da Seplan com o tema: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”

O seminário tinha como foco a capacitação e o esclarecimento às comissões sobre como proceder para que as conferências sejam válidas.

O Secretário George falou da importância de reunir coordenadores municipais e estaduais para tratar das melhorias que precisam ser realizadas em cada cidade do estado de Rondônia.

“A importância desse evento é trazer treinamento para que prefeitos façam um chamento público, ouçam da população quais os principais anseios na área da mobilidade urbana. Então eles ouvem a população, voltam aqui para um estadual no mês de agosto e a nacional com a presidente Dilma no Ministério das Cidades em novembro deste ano.” afirmou George Braga.

Entre os participantes estiveram representantes da sociedade civil, coordenadores dos 51 municípios, entre outras autoridades.

Fonte: Imprensa Seplan - TEXTO e FOTO: Luana Najara