Projetos de Esporte e Lazer da capital serão geridos por Sistema disponibilizado pelo Governo do Estado

06/03/2017

O Sistema de Gestão de Projetos (Sigep), ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) para o controle e monitoramento de ações gerenciais, passará a ser utilizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Porto Velho (Semes). Nesta quinta e sexta- feira (02 e 03), gerentes, coordenadores, assessores e a secretária do órgão, Ivonete Gomes, participaram da oficina de implantação da ferramenta realizada no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meireles.

Para trabalhar a metodologia de implantação, conduzida pelo coordenador das Secretarias Regionais do Estado, Natan Oliveira, os servidores foram instigados a repensar questões de organização estrutural interna e suas respectivas competências para então definirem a missão, visão e valores do órgão. A partir desse entendimento organizacional, os participantes puderam pensar nos projetos prioritários da instituição e inseri-los no Sistema para que possam ser monitorados e controlados pelo gestor.

O secretário da Sepog, George Braga, parabenizou o interesse da Semes em procurar a secretaria para conhecer e saber como implantar o Sistema. Na oportunidade ele falou da experiência de ser gestor e apontou alguns procedimentos que devem ser adotados na condução do dinheiro e máquina pública, principalmente no cenário atual do país onde é preciso intensificar a busca de conhecimento e se reinventar. “Muitas vezes temos que dizer não. O não abre portas. Diante disso temos que nos recompor para adquirirmos o Sim. É preciso mente aberta para mudança e transformação. A adoção do Sigep representa muito bem essa atitude inovadora, uma vez que é possível acompanhar as ações de forma clara, visualizar o que está ou não indo bem, estabelecer novos encaminhamentos, entre outras possibilidades”, disse George.

Implantação

Inserido dentro do Programa de Apoio aos Municípios desenvolvido pela Sepog, a implantação do Sigep está sendo disponibilizado gratuitamente pelo Governo do Estado às prefeituras. As cidades de Machadinho do Oeste, Campo Novo, Monte Negro, Espigão do Oeste e Cacoal já utilizam o Sistema. Os municípios de Pimenta Bueno, Ministro Andreazza e São Francisco do Guaporé já estão agendados para implantação. Até o final do ano a ferramenta deve atender até 20 prefeituras.

A Semes é a primeira instituição no âmbito de secretaria municipal a implantar o Sigep para o controle das ações internas.  Ao agradecer a parceria com o Governo do Estado, a secretária da pasta, destacou a importância de adotar o Sistema. “A partir do momento que estabelecemos a missão e visão do órgão e construímos um planejamento sólido é que conseguimos fazer uma gestão não só para os quatro anos, mas sim para os próximos 20, por exemplo. É preciso ter objetivos e buscar alcançá-los da melhor forma possível”, ressaltou Ivonete Gomes.

Para o coordenador de projetos da Semes, Edilson Pacheco, a iniciativa foi muito importante por enriquecer o conhecimento dos servidores em termos de planejamento estratégico e trazer uma perspectiva inovadora de projetos a ser desenvolvidos na secretaria.

 

 

Texto: Jane Carla

Fotos: Alda Melo