Informações que serão unificadas em sistema começam a ser levantadas nos órgãos estaduais

02/05/2017

Para iniciar a construção de indicadores, gerar e cruzar informações gerais sobre diversos aspectos do estado de Rondônia e disponibilizá-las em uma plataforma on-line para o acesso de qualquer pessoa, representantes das áreas de Tecnologia da Informação dos órgãos estaduais e da empresa responsável pela implantação da plataforma estiveram reunidos com a coordenação do projeto do Observatório, instalada na Secretaria do Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), na última semana.

Na reunião, a primeira desde a assinatura do contrato do governo do Estado com a empresa, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre como as informações geradas no âmbito de cada instituição irão migrar para o sistema e de que forma será feita a implantação.

O projeto foi idealizado a partir da institucionalização da Política Estadual de Desenvolvimento Regional (PEDR), com objetivo de melhor monitorar e avaliar os planos, programas e ações desta política por meio do intercâmbio de informações com os demais órgãos, entidades da administração indireta, organizações da sociedade civil, municípios, entre outros.

Também será possível, por meio do Observatório, que o cidadão usuário realize pesquisas que respondam, por exemplo, questões como a quantidade de municípios/estados de faixa de fronteira; a renda per capita por município/estado em determinado ano; o valor disponibilizado para municípios/estado em determinado ano.

Implantação

O gerente de informativa da Sepog, James Melo, ressaltou a necessidade da parceria e cooperação de todos para que o sistema alcance o objetivo proposto. Ele destacou que a eficácia e a eficiência da ferramenta já são comprovadas em outros estados.

Na abertura do encontro, o gerente o Observatório, Jorge Ugalde, destacou a importância da plataforma que representa um produto para o Estado e uma das principais demandas do governador Confúcio Moura.

Segundo o representante da TOQ-Soluções, Anderson Silva, neste primeiro momento é importante que todas as instituições disponibilizem suas bases de dados e informações para que se inicie o tratamento dos dados, definição de indicadores para disponibilização da plataforma. “As informações serão cruzadas com objetivo de responder os questionamentos da população sobre o Estado. As perguntas se renovam desta forma a geração de novas informações será constante”, explicou.

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

Texto: Jane Carla

Fotos: Alda Melo e Jane Carla