Seminário vai debater implantação de Polo Agroindustrial Tecnológico em Ji-Paraná

13/06/2017

Com potencial produtivo no agronegócio, localização geográfica centralizada e avanços na instalação de indústrias, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, entre outros, a região de Ji-Paraná tem demonstrado sua capacidade de contribuir ainda mais para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado e de se tornar referência com a intenção de implantação do primeiro Polo Agroindustrial Tecnológico de Rondônia.  

A viabilidade de instalação do polo será debatida em seminário promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder) e empresários da região, no próximo dia 22, na Universidade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), a partir das 13:30h.

A ideia é despertar o interesse de representantes das classes empresarial, industrial, do comércio, de serviços e política de Rondônia no projeto ao contextualizá-los do forte potencial produtivo do estado e da necessidade de maiores investimentos para melhoria da inovação tecnológica com ênfase no agronegócio por ser a base econômica da região. “Com isso espera-se motivar a indústria e o comércio local na busca de novas tecnologias, com vistas a sua competitividade a nível nacional, melhorando e aumentando sua produção e produtividade. Isto irá refletir no incremento à circulação de valores na economia local e no aumento da receita estadual”, explicou o secretário da Sepog, George Braga.

O Seminário Regional em Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável contará em sua programação com palestrantes renomados de Rondônia e da Universidade de Taubaté (UNITAU), do estado de São Paulo, estes últimos participaram no processo de implantação dos polos de Taubaté (SP), Santarém (PA) e Gurupi (TO). Serão debatidos temas como “A influência da Tecnologia nos Negócios Atuais; Estratégias de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável; Planejamento do Desenvolvimento de Cadeias Produtivas na Região Central de Rondônia; Startups e Inovação: A solução para o Desenvolvimento Sustentável na Região Central de Rondônia; e Estruturas Aglomerativas, Incubadoras e Parques Tecnológicos na Região Central de Rondônia.

Para o secretário executivo regional de Ji-Paraná, Romildo Pereira, com a implantação do Polo será possível alcançar o desenvolvimento regional de maneira sustentável por meio da implantação de incubadoras que irão capacitar as empresas a fazerem uso das mais novas e modernas tecnologias disponíveis no mercado, tornando-as competitivas nacionalmente.

O coordenador das secretarias regionais, Natan de Oliveira, destaca que a pesquisa, a capacitação, as incubadoras, novos processos tecnológicos e de inovação são essenciais para agregar valor aos produtos do estado. “Seja na área de indústrias, comércio, agronegócios ou serviços é o inicio de um processo onde todos investem e o Estado se fortalece como perspectivas de geração de emprego e melhor desempenho em nossas exportações. Temos hoje a necessidade de diversificar os itens que compõem nossa lista de exportações, não se pode uma economia moderna ter alta dependência em um ou dois itens”, lembrou Natan.

O seminário será realizado em parceria com as secretarias estaduais da Agricultura (Seagri), Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia (Fapero) e vai integrar órgãos do governo federal e municipal, instituições ensino superior, sistema S, terceiro setor, associações comerciais do município, entre outros. 

 

 

Texto: Jane Carla

Arte: Marcelo Vasconcelos