Planejamento Orçamentário do Estado utilizado como referência pela prefeitura de Campo Novo

28/07/2017

A metodologia, ferramentas informatizadas e toda estrutura utilizada pelo governo de Rondônia para elaboração das leis orçamentárias foram apresentadas nesta quinta-feira (27) a representantes da prefeitura de Campo Novo de Rondônia durante reunião no gabinete da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), órgão responsável pela elaboração do orçamento estadual.

O encontro, que reuniu a equipe orçamentária, de informática e a coordenação das secretarias regionais da Sepog, teve como objetivo estabelecer parceria com o governo do estado para auxiliar o município no aperfeiçoamento do planejamento orçamentário. Na oportunidade, os representantes municipais conheceram o funcionamento do Sistema de Planejamento Governamental (Siplag), ferramenta utilizada pelas unidades setoriais do Estado para o lançamento dos programas e ações que compõem o Plano Plurianual (PPA), plano de governo para o período de quatro anos.

A vice-prefeita de Campo de Novo, Valdecine Domingos, disse que a intenção da prefeitura é elaborar as peças orçamentárias da forma mais perfeita possível e que o executivo estadual representa a referência encontrada para alcançar este objetivo. “A ideia da parceria não é só de implantação do Siplag, que para nós é muito importante, mas também contar com as orientações dos técnicos estaduais que possuem experiência no assunto”, disse Valdenice.

Segundo o coordenador das secretarias regionais da Sepog, Natan Oliveira, a determinação do governador Confúcio Moura é justamente desenvolver mecanismos que possam apoiar e auxiliar os municípios no que for preciso para que possam fortalecer seus desenvolvimentos.  “Esta parceria representa continuidade do programa de apoio aos munícipios que já tem acontecido em outras áreas e também com outras prefeituras”, explicou o coordenador ao lembrar que a prefeitura de Campo Novo já também já utiliza o Sistema de Gestão de Projetos (Sigep), desenvolvido pelo governo do estado, para auxiliar no monitoramento e controle de ações do executivo municipal.

O próximo passo será a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a prefeitura e o governo de Rondônia disponibilizando o Siplag e estabelecendo os pontos de auxilio na elaboração das peças orçamentárias da prefeitura.

Texto e Fotos: Jane Carla