Seminário resulta em Carta com diretrizes de planejamento e gestão urbana

21/08/2017

Os debates sobre a nova agenda urbana, os desafios para sua implementação, à função pública do planejamento urbano e a ética na arquitetura e urbanismo, promovidos durante o I Seminário de Planejamento Urbano e Ética, levaram representantes e autoridades ligadas ao desenvolvimento urbano do estado a firmarem compromisso no sentido de promover o planejamento e gestão urbana das cidades.

Fruto da parceria entre Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RO) e Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA/CAUBR) o evento reuniu arquitetos, urbanistas, acadêmicos, gestores e demais entidades e profissionais ligados ao planejamento e gestão do território para discutir os desafios para implementação da Nova Agenda Urbana, em Rondônia.

Por meio da “Carta de Porto Velho”, os participantes definiram as principais diretrizes que passam a nortear as ações das entidades e gestores ligados ao tema. Entre as principais diretrizes estão: Estimular a capacitação contínua dos atores locais envolvidos com o intuito de promover ações estratégicas para o desenvolvimento; aperfeiçoar os mecanismos de planejamento e gestão para possibilitar a elaboração de planos, programas e projetos com a melhor otimização dos recursos existentes evitando os desperdícios; e efetivar a integração entre as esferas de poder, otimizando as atividades inerentes ao planejamento, gestão e desenvolvimento urbano.

De acordo com o documento, as diretrizes têm como fundamento primar pela qualidade das cidades envolvendo todos os segmentos da sociedade, por meio de uma ampla aliança pro uma agenda urbana transformadora.

Programação

O seminário teve entre seus palestrantes a arquiteta e urbanista Lana Jubé, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) e o arquiteto e urbanista Celso Saito, também secretário municipal de Planejamento de Maringá.

 

 

 

Fonte: imprensa Sepog