CORECON/RO realizou VII ENAM 2013

20/05/2013

O Conselho Regional de Economia – 24ª Região/RO realizou nos dias 16 e 17 de maio de 2013, no auditório do Aquárius Selva Hotel, o VII ENAM - Encontro de Entidade de Economista da Região Norte.

O evento é um importante fórum de debates e discussões com temas voltados ao desenvolvimento econômico regional, realizado tradicionalmente todos os anos e que conta com a participação dos Conselhos dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Nesta edição, considerando toda a discussão nacional-regional do Governo Federal de uma Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e priorizando o histórico de temas do evento em buscar potenciais de desenvolvimento da Região da Amazônia Brasileira, o encontro teve como tema: Como viabilizar e financiar o desenvolvimento regional?”. Questão esta que vislumbra oferecer subsídios para uma maior dinamização do crescimento econômico dos estados da região e a melhor distribuição produtiva entre eles, contribuindo diretamente para a disseminação da técnica e da cultura econômica nos diferentes setores produtivos buscando promover o satisfatório desenvolvimento econômico-social para a população inserida nessa região.

O secretário do planejamento e coordenação geral da Seplan, George Braga, foi um dos palestrantes do encontro e iniciou falando: “Luz e energia como símbolo de progresso e desenvolvimento, as empresas não vinham pra cá porque não tinha energia, hoje nós temos uma energia limpa, precisamos pensar numa forma de diminuir as tarifas para ser mais atrativo.”.

George Braga falou também, que não tem como falar de progresso, de desenvolvimento, sem falar de ferrovia, hidrovia e das estradas. A questão é logística, a rodovia do pacífico a hidrovia de Porto Velho, os portos de Guajará Mirim, Costa Marques e da capital. Na oportunidade, o secretário afirmou: “Cabe a vocês economistas e administradores o rumo do país, a leitura dos dados, da estatística, para onde nós vamos?”.

Além de debates dos temas propostos, o ENAM também discutiu mecanismos que viabilizam o desenvolvimento regional de maneira eficiente buscando orientar as instituições, poderes públicos e agentes privados sobre a perfeita aplicação dos recursos financeiros disponíveis pelos diversos instrumentos de financiamento criados pelo Governo Federal, sistema financeiro nacional, bem como Bancos internacionais de Desenvolvimento.

Fonte: Corecon - Alex Rilie M. Rodrigues
Fotos: Luana Najara