Sorteio do Morada Nova é realizado em Ji-Paraná

21/05/2013

A dona de casa Nelcilene Pires da Luz Silva foi uma das primeiras a garantir a participação no sorteio da casa própria no último sábado (18), no ginásio de esportes, Adão Lamota, em Ji-Paraná. O secretário regional de Governo Romildo Pereira foi quem anunciou o sorteio da bolinha 517 garantindo a ela a participação no processo de sorteio da moradia.“Estou muito feliz em ser uma das sorteadas”, disse emocionada Nelcilene, que participou do sorteio por atender a três critérios do programa habitacional Morada Nova, do Governo do Estado. Entre os critérios, a dona de casa se enquadrou na precariedade habitacional e na vulnerabilidade social, segundo informações dos técnicos habitacionais após visitarem a residência da candidata que também já participa de outros programas assistenciais dos governos Federal e Estadual.
O sorteio de casas do programa “Minha Casa, Minha Vida/Morada Nova”, mais do que a concessão de um imóvel, entregou dignidade as 593 famílias ji-paranaenses, dentre as cerca de duas mil pessoas que lotaram o Ginásio Adão Lamota, no segundo distrito de Ji-Paraná. O Governador ressaltou que há cerca de duas décadas não eram entregues casas populares em larga escala em programas desta natureza n estado de Rondônia. Daí a importância desta ocasião o que justificou a presença de muitas personalidades políticas ao acontecimento.
Já o prefeito Jesualdo Pires enalteceu que o programa possibilita mais dignidade às famílias contempladas. “Este é um dia histórico para Ji-Paraná, porque vai mudar a vida de muitas famílias. Além de contar com mais dignidade, elas deixarão de pagar aluguel e, por isso, sua renda vai aumentar. Ter uma casa própria é um dos maiores objetivos das famílias e isso elas vão conseguir hoje”, declarou o prefeito Jesualdo Pires, em coletiva à imprensa, ainda no período da manhã.
Também estiveram presentes o senador Acir Gurgacz, os deputados federal e estadual Marcos Rogério e Euclides Maciel, vários vereadores, secretários municipais e muitas outras autoridades.
Em falas foi unânime a valorização do trabalho sincronizado dos níveis federal, estadual e municipal para a concretização de projetos desta envergadura. Para o vice-prefeito, Marcito Pinto, somente com um alinhamento político dos níveis federal, estadual e municipal é possível criar momentos como estes vistos no Adão Lamota, no sábado. “Uma família precisa de uma casa para viver em paz. Muitas outras residências serão entregues à nossa população em parceria com o governo do estado ainda este ano", anunciou Marcito. O deputado Marcos Rogério, que também exaltou o alinhamento, ressaltou que governo bom é aquele que se faz presente nos municípios. O senador Acir Gurgacz frisou que a “coisa mais importante depois do dom da vida é a moradia, para criar os filhos e alcançar a felicidade".
COOPERAÇÃO - De acordo com o secretário Romildo Pereira o programa Morada Nova vem de encontro à necessidade de muitas famílias carentes. “O Governo da Cooperação está fazendo a parte dele que é cooperar com essas famílias participando da construção destas casas”, disse Pereira, referindo a parceria do governo Estadual e do Federal no projeto habitacional. O Programa Morada Nova é um dos eixos prioritários do Plano FutuRO e, associado ao Programa Minha Casa Minha Vida e com coparticipação da prefeitura de Ji-Paraná, é destinado a famílias com renda bruta de até R$ 1.6 mil. O Governo do Estado participa com a contrapartida financeira de aproximadamente R$ 3 milhões, a União com o maior volume de recursos e o município apenas com as inscrições e visitações técnicas.

 

Fonte: Correio Popular

Texto: Correio Popular