Gespública envolve servidores da Seplan em atividades de saúde

22/05/2013

Atividades voltadas à saúde dos servidores da Secretaria Estadual do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) foram realizadas, esta semana, pelo Núcleo Estadual de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). A iniciativa possibilitou aos envolvidos uma pausa para refletirem e cuidarem da saúde no ambiente de trabalho, contribuindo com a qualidade de vida dos servidores.

A palestra sobre “Saúde Mental & Trabalho”, ministrada pelo psicólogo Luiz Carlos Henriques de Souza, do Centro de Referência em Saúde do Servidor (Cerest/RO), no primeiro dia das atividades, foi destaque na programação e contou com efetiva participação dos servidores. O palestrante chamou atenção para reações físicas e mentais que as pessoas podem apresentar em conseqüência de um ambiente de trabalho desfavorável. “O servidor precisa ficar atento a essas manifestações e procurar desenvolver estratégias para superá-las, caso contrário chegará ao adoecimento”, orientou Luiz Carlos, que abordou questões como Assédio Moral, Stress, Síndrome de Burnout, entre outros.

Para a servidora Silvia Cacilda, da Assessoria Técnica das regionais da Seplan, os temas debatidos na palestra foram interessantes por levantarem questões, muitas vezes, ignoradas pelos servidores.

A técnica da Gerência de Desenvolvimento de Políticas Públicas, Bernadete Araújo, caracterizou o debate como esclarecedor, pois aperfeiçoou os conhecimentos sobre diversos assuntos. “Com os esclarecimentos foi possível identificar as situações apresentadas pelo palestrante em nosso ambiente de trabalho”, ressaltou a servidora.

“Muito proveitoso. A intenção de também conscientizar gestores sobre seu papel perante a equipe de trabalho foi útil. O evento, com certeza, atingiu o objetivo.” Destacou a gerente de Ciência, Tecnologia & Inovação, Ana Maria Moura.

Imunização dos servidores

A aplicação de vacinas contra o vírus H1N1 por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também fizeram parte da programação e imunizou mais de 60 servidores.

Segundo a coordenadora do Gespública, Klycia Lis, a qualidade do serviço público é exatamente um dos objetivos do Programa, mas para isso é preciso promover um ambiente favorável aos servidores. “Muitos funcionários focalizam tanto o trabalho e esquecem os cuidados com a saúde. Às vezes, eles não participam das campanhas de vacinação por falta de tempo para irem até um posto de saúde e serem imunizados.” Explicou Klycia.