CGE utiliza modelo de excelência e concretiza avaliação interna

28/05/2013

A Controladoria Geral do Estado (CGE) finalizou, na ultima semana, o processo autoavaliativo das práticas de gestão utilizadas no órgão. Para realizar o diagnóstico interno e conhecer as oportunidades de melhorias, os servidores utilizaram a metodologia de Autoavaliação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), instalado na Secretaria Estadual do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan).

O controlador geral, Leonor Schrammel, acompanhou e contribuiu na elaboração das respostas aos questionamentos sobre Liderança; Estratégias e Planos; Informações e Conhecimento; Pessoas; Cidadão; Sociedade; e Processos. Mais de 25 servidores, convocados para participarem do processo, tiveram a oportunidade de debaterem as práticas existentes e propuseram melhorias visando desenvolver excelência na execução dos serviços prestados.

A CGE é responsável por assessorar diretamente o governador no desempenho de suas atribuições relacionadas, entre outras questões, à defesa do patrimônio público, controle interno, auditoria pública, prevenção e combate à corrupção. Também faz parte da competência do órgão garantir a transparência da gestão no âmbito da Administração Pública, que será aperfeiçoada com a aplicação das ferramentas do Gespública

 

 

Com o resultado do diagnóstico, a instituição terá que elaborar o Plano de Melhoria em Gestão (PMG) e entregar ao núcleo estadual do programa. Em 15 meses o órgão passará por um novo ciclo de avaliação, onde será constatada a execução das ações planejadas.

 

 

 

 

 

 

Texto e Foto: Jane Carla

Fonte: Seplan