Gespública intermedia servidores do Estado em visita à hidrelétrica de Santo Antônio

26/07/2013

Membros dos grupos de trabalho do Programa Nacional de Gestão Pública (Gespública) de nove instituições estaduais participaram do ‘Programa de Visita à Usina Hidrelétrica de Santo Antônio’, da empresa Santo Antônio Energia. A visita, intermediada pela coordenação estadual do Gespública, foi realizada nesta semana e envolveu cerca de 20 servidores.

Mais do que conhecer as instalações e funcionamento do empreendimento, a caravana à usina serviu para que os visitantes presenciassem a sintonia de execução de cada parte das obras e refletissem sobre a importância do planejamento para o alcance de resultados satisfatórios.

“Construir uma hidrelétrica na complexidade do Rio Madeira exigiu estratégias inovadoras nas áreas de engenharia e tecnologia, buscando sempre causar o menor impacto socioambiental possível”, explicou Maurício Vasconcelos, analista de Relações Institucionais da concessionária, responsável por conduzir a equipe de servidores estaduais no interior do empreendimento.

 

 

Um dos maiores exemplo em inovação, citado por Maurício, foi a instalação de turbinas bulbo, que de acordo com a empresa, são as maiores em funcionamento no mundo. No total, serão instaladas 44 unidades, sendo 14 já em funcionamento. A utilização desses equipamentos favorece a preservação das características do rio e contribui na qualidade da produção da energia elétrica por permitir o escoamento dos sedimentos e redução da perda natural da energia durante a operação.

Para a coordenadora do Gespública em Rondônia, Klycia Lis, o objetivo do programa de visitas e a intenção do núcleo estadual de sempre buscar experiências inovadoras para motivar as equipes dos comitês estaduais, foram alinhados. “Essas equipes são responsáveis pela modernização da gestão pública do Estado dentro de suas organizações. Visitar in loco uma obra com a grandiosidade da Hidrelétrica de Santo Antônio, com certeza amplia a visão empreendedora dos envolvidos e para colocar em prática critérios de excelência no serviço público exige essa visão”, disse Klycia.

 

A coordenadora ressaltou ainda que outras visitas, agora em instituições que utilizam o Gespública como modelo de gestão e que já apresentaram resultados positivos com a implantação das ferramentas, serão articuladas.

 

 

 

Fotos e Texto: Jane Carla

Fonte: Gespúblia/Seplan