Sedes terá práticas de gestão orientadas por modelo de excelência pública

29/08/2013

Interessado em aperfeiçoar as práticas de gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), o titular da pasta, Emerson Castro, assinou o termo de adesão ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan). O compromisso foi firmado ontem (28) na presença do secretário adjunto, Adilson Julio, e da sub-coordenadora do programa, Roseli Buzaglo.

O programa é baseado no Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) e representa referência a ser seguido pelas instituições que desejam aprimorar o nível de gestão. Para alcançar resultados positivos, as organizações aderidas ao Gespública colocam em prática técnicas, utilizando tecnologias oferecidas pelo programa, para atender aos critérios de excelência expressos no modelo.

Segundo Roseli, a missão da Sedes, de promover o desenvolvimento das potencialidades do Estado, será melhor alcançada com a concretização das ferramentas oferecidas pelo programa. “A execução dos instrumentos irá refletir tanto na desburocratização dos principais procedimentos internos da secretaria como nos serviços e produtos oferecidos aos cidadãos. Os resultados obtidos expressarão respeito e compromisso com a sociedade.” Explicou a sub- coordenadora.

Para iniciar os trabalhos, os secretários irão selecionar um grupo de servidores com perfil estabelecido no modelo para conduzir as ações do Gespública dentro do órgão. Os membros do grupo serão capacitados nas ferramentas do programa e orientados para colocá-las em prática. Segundo o secretário, é fundamental que neste grupo sejam incluídos servidores efetivos. Para ele, os princípios de excelência devem ser institucionalizados na casa independente de quem seja o gestor.

 

Texto e foto: Jane Carla

Fonte: Gespública/Seplan