Rondônia tem presença inédita em um dos maiores eventos literários do país

03/09/2013

Pela primeira vez, Rondônia está presente na XVI Bienal Internacional do Livro, que está sendo realizada no Rio de Janeiro desde a última quinta-feira (29). Com a disponibilização de um stand à academia Rondoniense de letras, o Governo da Cooperação investe na cultura do Estado e divulga para o mundo a literatura, o potencial turístico e as oportunidades local.

O stand, que é coordenador pela Gerência de Políticas Públicas (GPP) da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), conta com mais de 500 livros. As obras falam principalmente sobre os aspectos históricos regionais, romances, poesias e educação. Na decoração do stand, as fotos do maior festival folclórico de Rondônia o ‘DUELO DA FRONTEIRA’, dos fotógrafos Beethoven Delano e Avener Prado, são uma atração à parte.

De acordo com os coordenadores, os livros mais vendidos até o momento são: ‘URUCUMACUAN’, do Escritor Emanuel Ponte Pinto; o ‘TREM VIVO’, dos autores Viriato Moura, Yêda Borzacov e Samuel Castiel, que será lançado em Porto Velho no dia 02 de outubro na Casa de Cultura Ivan Marrocos; o livro ‘FRASEANDO PALAVRAS, MOSTRANDO BELEZAS’, da autora Luiza Marilac de Ji Paraná; e  o livro  O ‘CAMARÃO VERDE’ de Claudio Batista Feitoza,  condecorado pela Câmara do Livro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.  Na área da Educação, o lançamento em espanhol do livro ‘EL LIDERAZGO Y LA DIRECCIÓN EN EL CONTEXTO UNIVERSITARIO’, da reitora da Universidade  Federal de Rondônia (Unir), Berenice Tourinho, é destaque.

Até o momento os resultados da participação de Rondônia na amostra são considerados positivos. Diariamente, em média 250 pessoas distribuídas em cinco pavilhões circulam no Riocentro, centro de conversões onde está sendo realizado o evento. Neste cenário, Rondônia é mostrada de uma forma diferente e positiva, contando suas histórias, lendas, folclores, romances, poesias, além de vender uma imagem nunca antes mostrada, através da intelectualidade das obras que estão expostas.

Os escritores Yêda Borzacov, Samuel Castiel, Emanuel Pontes Pinto, Cesar Albuquerque, Alexandre Lúcio Fernandes e Luiza Marilac visitaram o stand e prestigiaram o espaço, que também já recebeu visitas de diversas editoras interessadas em publicar os livros dos escritores de Rondônia, que terão agora um leque de oportunidades de novos rumos para divulgarem suas obras.

O stand de Rondônia está aberto para visitação das 9 às 22 horas, no pavilhão 4 rua Q10. O evento termina no próximo dia 08.

Texto e Foto: Natan de Oliveira