Secretário reúne coordenadores e Gerentes da Seplan e traçam metas para 2013

25/01/2013

Baseada em uma reforma administrativa, as atividades da Seplan ganharão novos formatos.

Uma das primeiras mudanças apresentadas por George, e que está em estudo pelos técnicos da área instrumental do Governo, seria a desvinculação da Coordenadoria Estadual de Infraestrutura- CEI, da Seplan. Neste contexto, seria dada maior independência administrativa e financeira ao órgão, o que servirá para aperfeiçoar ações do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal – PAC I e II, onde estão inseridas as obras de Esgotamento Sanitário e de melhoria e ampliação do Sistema de Abastecimento de Água. Com este novo cenário, o gestor terá oportunidade de acompanhar melhor outras questões relacionadas às Políticas Públicas articuladas pela Seplan.

As Unidades Avançadas de Planejamento e Gestão Regionais (UAPGR), localizadas nos municípios pólos de Rondônia, também terão novo modelo. De acordo com o Secretário, as unidades deverão intensificar o papel de representação do governo nos municípios. “A ideia é desenvolver a economia dessas localidades, garantir que os Programas do Governo alcance, de fato, a população dessas regiões, alavancando o Estado.” Afirmou George.

Ainda em relação aos municípios, o titular ressaltou a importância do trabalho alinhado entre a Gerência de Convênios, responsável em apoiar tecnicamente os municípios e demais unidades com relação à formalização e acompanhamento de convênios no âmbito Estadual e Federal, e a de Desenvolvimento e Políticas Públicas, coordenadora de ações como Conferência Estadual das Cidades, Arranjos Produtivos Locais e Programas Prioritários da Faixa de Fronteira. Para Braga, o alinhamento é um dos caminhos que fortalecem a interação entre as prefeituras e Estado. “A pasta precisa ser referência dos municípios, apoiando a execução dos projetos, o desenvolvimento da sociedade e melhorando o IDH de nossa população”, orientou.

O trabalho da Comissão Multidisciplinar de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, a execução dos programas de cada gerência e a responsabilidade de gerir a modernização da gestão pública em Rondônia, também foram destaques da reunião.

Fonte: SEPLAN (Imprensa)