Projetos Prioritários para Faixa de Fronteira de Rondônia serão selecionados

25/01/2013

Para apoiar os eventos nas cidades, a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), por meio da Gerência de Desenvolvimento e Políticas Públicas (GPP), realizará treinamento com servidores das Unidades Avançadas de Planejamento e Gestão Regionais (UAPGR), na próxima terça-feira (29), no auditório da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO).

Servidores das unidades que representam as dez regiões do Estado serão capacitados para apoiar os 52 municípios na realização das Conferências Municipais. Os eventos locais terão como objetivo fortalecer e estimular a participação social, além de contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano, que integra o tema da Conferência Nacional. A etapa municipal acontecerá de 1º de março a 1º de junho deste ano em todos municípios brasileiros. Após esta fase será realizada a etapa estadual onde serão integradas as demandas dos municípios.

Segundo a gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Seplan, Conceição Rúbia, a realização das Conferências Municipais possibilitarão que as prefeituras se habilitem ao Ministério das Cidades para captarem recursos e participarem de seus Programas. “Serão eleitos delegados em cada fase, que representarão Rondônia na etapa nacional defendendo as demandas na área de reforma urbana”, explicou Conceição, ressaltando que o Secretário, George Braga, é o coordenador da comissão da 5ª Conferência.

Para Rúbia, nestes eventos serão discutidas políticas públicas para transporte, habitação, mobilidade e saneamento. “Por isso o Estado precisa apoiar os municípios, por meio das nossas unidades regionais”, disse.

SEPLAN (Imprensa)