II Oficina de Elaboração de Projetos resultará em propostas prontas a serem efetivadas

01/02/2013

 

Servidores de 16 órgãos estaduais iniciaram, na manhã da última quarta-feira (30), oficina sobre elaboração de projetos promovida pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), através da Comissão Multidisciplinar de Captação de Recursos (CMCR).

 

 “O treinamento, com duração de oito dias, visa à produção de projetos a partir das demandas trazidas por dois servidores participantes de cada Secretaria, que estarão prontos a serem efetivados nos organismos financeiros visados, como no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por exemplo, ou junto aos diversos Ministérios”, explicou o coordenador da comissão, Raimundo Nonato.

Ao realizar a abertura da oficina, o Secretário da Seplan, George Braga, disse que diante da dificuldade econômica que o Brasil passa é preciso ter conhecimento para captar os recursos disponibilizados pela União e outras fontes. “Temos que aproveitar esse meio alternativo, capacitar nossos técnicos para a elaboração de projetos com forte embasamento. Não podemos perder recursos por falta de conhecimento. O Ministério do Turismo disponibilizou no ano passado R$ 1,5 bilhão para o desenvolvimento do turismo no Brasil, porém era preciso de projetos para captá-los, por isso é fundamental a realização deste evento”, ressaltou George.

O secretário também solicitou aos participantes que utilizem o conhecimento adquirido na oficina para elaborarem seus projetos com foco no setor produtivo, por ser uma das áreas prioritárias da atual gestão. “Temos grandes chances de trazermos esses recursos pra nossa região, pois já alcançamos resultados satisfatórios com a instalação da Comissão de Captação de Recursos na Seplan. Foi possível fecharmos 2012 com pelo menos R$ 75 milhões garantidos, lembrou Braga.

É justamente no setor produtivo que a servidora da Secretaria de Estado da Agricultura e Regularização Fundiária (Seagri), Rosângela Sena, pretende elaborar seu projeto resultante do curso. Há oito anos, ela trabalha na execução de projetos de agroindústria, de aquisição de alimentos, entre outros. Na oportunidade, ela pensa no desenvolvimento da região de Ariquemes. “Este é meu primeiro contato com a fase de construção de projetos, por isso penso em desenvolver algo voltado para o fortalecimento dos agricultores da região de Ariquemes”, explicou a servidora.

A oficina está sendo ministrada pelo consultor de Brasília, Roberto Amaro, e prosseguirá até a próxima sexta-feira (8).

Fonte: SEPLAN (Imprensa)