Governo participa de reunião em Brasília sobre 5ª Conferência Nacional das Cidades

14/03/2013

Para alcançar resultados positivos na realização das Conferências Municipais e Estadual sobre implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), representantes da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) participaram de reuniões no Ministério das Cidades, em Brasília. Nas conferências realizadas em Rondônia serão definidas propostas e prioridades nas áreas de Moradia, Mobilidade, Saneamento e Planejamento Urbano, que deverão ser debatidas na etapa nacional do evento.

A aprovação do texto base que irá subsidiar as discussões foi um dos principais assuntos debatidos durante os encontros. A gerente de Políticas Públicas da Seplan, Conceição Rúbia, acompanhada da técnica Maria Lúcia, captaram todas as informações e foram orientadas em como devem repassá-las aos prefeitos, coordenadores dos eventos e aos próprios técnicos do Estado para que executem as conferências dentro da metodologia estabelecida pelo ministério. De acordo com a gerente, no próximo dia 25 será realizado o seminário de mobilização com este público com objetivo capacitá-lo e instruí-lo sobre como deverão fazer para que as conferências sejam válidas. “No seminário também teremos a presença de cinco conselheiros nacional”, acresceu Rúbia.

Também foram estabelecidas regras para apresentação de propostas no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. “A realização das etapas municipais das conferências é fundamental para dar suporte na etapa nacional”, enfatizou a gerente da Seplan.

5ª Conferência Nacional das Cidades

O evento tem como foco principal o debate sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará, consolidará e definirá os papéis do Governo Federal, Estadual e Municipal sobre as políticas de Moradia digna, Mobilidade, Saneamento, Planejamento Urbano.

O período de realização da Conferência é de 20 a 24 de novembro de 2013, em Brasília-DF. A Etapa Municipal acontecerá de 1º de março a 1º de junho de 2013 e a Etapa Estadual de 1º de julho a 28 de setembro de 2013. Essas etapas propiciam a articulação nacional de diversos segmentos da sociedade e nos dão oportunidade de conhecer as realidades locais.

Fonte: SEPLAN (Imprensa)