Seminário Calha Norte alcança objetivo

21/03/2013

O Seminário ‘Transferência Voluntaria – Convênios’ promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) alcançou seus objetivos e foi avaliado como positivo pelos participantes. O evento, encerrado nesta quarta-feira (20), envolveu gestores e técnicos municipais e estadual, que foram orientados pela equipe do programa Calha Norte do Ministério da Defesa sobre como proceder para captar recursos disponíveis no âmbito federal.

No último dia do evento, os presentes tiveram oportunidades de esclarecerem dúvidas no manuseio da principal ferramenta utilizada para envio de propostas à União, o Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv). O correto preenchimento deste instrumento pode garantir às prefeituras e ao Estado a captação dos recursos disponibilizados para investir nos projetos que atendam aos objetivos do programa Calha Norte.

Para a servidora da Secretaria Municipal de Planejamento de Nova Mamoré, Euzenir Soares, as orientações sobre o Siconv foram fundamentais, pois sempre enfrentou dificuldades na utilização do sistema, principalmente na fase de prestação de contas. “Para ter sucesso no envio de propostas é preciso que todas as etapas estejam cumpridas e, às vezes, por falta de conhecimentos mais aprofundados esbarramos em algumas delas, o que torna o processo mais lento”, explicou a servidora.

Segundo a técnica da Secretaria de Estado da Administração, Regina Jacaúna, a iniciativa foi ótima, pois possibilitou o esgotamento das dúvidas sobre o Sistema de Convênios e ainda trouxe prospecção de investimentos para os órgãos estaduais e novos gestores. “Fiquei feliz porque este conhecimento é pra vida também. Já trabalhei na Secretaria de Educação e sempre acompanhei alguns projetos, hoje estou na Sead e amanhã posso estar em outro órgão, mas o conhecimento adquirido aqui vai servir em qualquer instituição em que eu estiver atuando”, ressaltou Regina.

Ao encerrar o evento, o secretário adjunto da Seplan, Pedro Pimentel, agradeceu aos participantes pela disponibilidade de se fazerem presentes nos dois dias de evento e à equipe do Calha Norte, capitaneada pelo brigadeiro, Roberto Medeiros Dantas,  e pelo coronel, Reginaldo Lisboa. “Este seminário é a realização da articulação do Estado com Ministério da Defesa para possibilitar às prefeituras outras fontes de recursos”, enfatizou o adjunto.

O brigadeiro finalizou o seminário destacando a interação que houve durante o evento e colocou a equipe do projeto à disposição para as dúvidas que poderão surgir no momento de colocar em prática as informações repassadas. “Se mantivermos o contado e trabalharmos juntos as chances de sucesso dos convênios serão bem maiores”.

Texto: Jane Carla
Fotos: Luana Najara